terça-feira

Modulo 11 - sinalética - Banco Parede/Postal de Natal

Os sinais que conduzem o teu dia-a-dia!

 
Neste Módulo a proposta feita pela disciplina de Design Gráfico, foi a criação de uma sinalética para os bancos de jardim, que mais tarde serão colocados no exterior da escola.
Apesar de alguma dificuldade em cumprir o que me foi pedido, a ideia que me surgiu foi a criação de um ícone que proibisse o repouso, pois verifica-se em várias escolas essa prática. Para a execução destes símbolos/sinais, tive de fazer uma breve pesquisa, para conhecer os vários suportes em que pode ser aplicado este tipo de informações.
A sinalética tem como principal objectivo a organização de espaços/ambiente, fornecendo informações de forma clara e directa para que o seu usuário encontre rapidamente o que deseja. Deve estar integrada, visualmente, ao ambiente onde será instalada para que a imagem institucional da empresa seja uniforme e coerente.
O sinal que eu realizei, tentei que se assemelhasse o mais possível com um sinal de proibição. Ao centro deste, coloquei um indivíduo deitado num banco com a letra Z em diversas proporções, para que reforce a ideia de repouso porque é a letra que se associa mais a essa acção.

Cartaz


No cartaz exposto anteriormente, apliquei uma imagem, feita por mim mesma, relacionada com espaços verdes, visto que este módulo foi realizado com o intuito de ser aplicado nos bancos exteriores da escola. Para isso, apliquei uma árvore, relva, e folhas de plantas (no lado direito). No canto inferior esquerdo, coloquei uma onda em tons esverdeados para criar alguma harmonia em toda a área do cartaz.    
O título do cartaz ” Banco Parede”, ao centro, foi aplicado com o tipo de letra “Eras Light ITC”, tamanho 140 e com cor verde escura. Ao lado direito da árvore coloquei o banco com a sinalética que produzi.
Para terminar, no canto inferior direito coloquei os logótipos das diversas instituições que dão apoio ao ensino (União Europeia, POPH, QREN e bandeira de Portugal), logo abaixo alinhado com os logótipos acrescentei o meu nome (autor do trabalho).


Pesquisa:





________________________________________________________


Postal de Natal

Neste módulo também nos foi pedido, por parte da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, um postal de Natal (individual) que tinha como tema os DIREITOS DAS CRIANÇAS, apelando para a igualdade entre raças e religiões.

As minhas propostas foram duas, no entanto o meu postal final foi o seguinte;

1º Postal-Escolhido
Neste postal, optei por criar um fundo com gradiente, a parte superior com vários flocos de neve e a parte inferior a vermelho.
Ao lado esquerdo, produzi uma árvore de Natal em que as folhas são em forma de mão, estas foram colocadas em vários ângulos e em vários tons de verde. No topo e em algumas partes do pinheiro, apliquei estrela/s, para dar a ideia de algum esplendor/cintilação.
Na parte inferior elaborei uma onda com os já referidos flocos de neve. Logo abaixo, redigi o titulo/tema deste trabalho “Igualdade, sem Distinção de Raça, Religião ou Nacionalidade”, em “Myriad Pro” com cor verde e tamanho 22.5; “Em declaração dos Direitos das crianças” também em” Myriad Pro” a branco e tamanho 14.
Na parte superior intitulei o postal com “Feliz Natal”, escrito em “vivaldi”, tamanho 98, a cor verde e “Lembrar para não esquecer”, “Myriad Pro”, tamanho 32 também a verde.


2º Postal
Na minha segunda proposta, apliquei o fundo que produzi em tons cinza.
Na parte superior coloquei ramos de pinheiro, símbolo Natalício.
Ao centro, destaco o novo ano 2012 (escrito em “Century Gothic” a vermelho), em que o “0” é a forma de uma bola decorativa, logo abaixo, “bom ano e um feliz natal” escrito a “vivaldi” com cor preta.
Na parte inferior criei uma caixa limitada por uma fita com um laço para dar a ideia de presente, em que no seu interior possui o objecto deste postal “Lembrar para não esquecer/Igualdade, sem distinção de raça, religião ou Nacionalidade” escrito a Myriad Pro, a vermelho e preto.
Por fim no lado inferior direito, o nome do autor.

Auto-Avaliação:
No decorrer deste módulo deparei-me com alguma dificuldade ao inicio, mas terminei entusiasmada com o postal. Esforcei-me de maneira a que resultasse um bom trabalho, consegui alcançar todos os objectivos exigidos para este módulo.  
Considero que o resultado do meu trabalho ficou bom, assim sendo auto-avalio-me com 18 Valores.

domingo

Módulo 10 - A COR

As Cores que pintam a tua vida
Andreia Moreira
Design Gráfico|Módulo 10|27/09/2011

 


A proposta que deu início a este novo ano lectivo (2011/2012), foi a elaboração de um cartaz, cujo tema seria A COR.
Para a execução deste trabalho, foi necessária uma breve pesquisa, em que constasse toda a informação para adicionar ao cartaz e um pequeno estudo sobre o meu público-alvo, visto que todos os alunos teriam de dirigi-lo a alguém específico.
Decidi dirigir este cartaz á faixa etária mais jovem, ou seja, todos aqueles jovens que frequentam o ensino profissional de Design Gráfico.




O tipo de letra escolhido para o título foi “28 Days Later” , para toda a informação que nesse consta foi escolhida “Myriad Web pró” tamanho “32” para o texto e “50” para os subtítulos.
As cores deste cartaz não foram escolhidas de acordo como o que nele fala, mas sim aos jovens a quem dirijo este trabalho. Decidi colocar cores alegres e fortes, as cores que são maioritariamente usadas pelos jovens. Para que sobressaísse bastante aqueles tons fortes, escolhi para cor de fundo o branco.
Do lado esquerdo do cartaz encontra-se uma linha em zig zag que terá vários significados, a confusão nas cabeças dos jovens e/ou a vida de certezas e incertezas que gira à volta de qualquer individuo.
No canto inferior direito encontra-se o nome do autor do trabalho e os Logótipos das varias instituições que dirigem todas as escolas.

Este trabalho fez-me relembrar a origem das cores e a classe a que pertencem, aprendi que as cores provocam/simbolizam determinados sentimentos, fiquei também a perceber que as tabelas (CMYK, PANTONE, RGB) variam relativamente ao suporte do trabalho.

Neste cartaz atendi ao que me foi pedido, assim sendo como Auto Avaliação atribuo 18 valores.

Teoria da Cor


Classificação das cores (quentes e frias)
As cores produzem sensações nas pessoas., algumas transmitem a sensação de calor e outras de frio, por isso, também são classificadas por quentes e frias. Isso também se classificam as cores por quentes e
As cores quentes, também consideradas excitantes e transmissoras de sensações de calor, são associadas ao sol e ao fogo: amarelo, laranja e vermelho.
As cores frias, consideradas calmas e transmissoras de sensações frias, são associadas à água, ao gelo, ao céu e às árvores: violeta, azul e verde.

Cores primárias são aquelas que não podem ser obtidas a partir da mistura de outras cores. São as cores básicas, a partir das quais, todas são obtidas. As cores primárias são o vermelho, o azul e o amarelo.

Cores secundárias são aquelas originadas pela mistura de duas cores primárias. Da mistura de azul com amarelo resulta a cor verde; amarelo com vermelho resulta laranja; azul com vermelho resulta o violeta.

Cores complementares são aquelas que estão em oposição no círculo cromático. Uma cor primária tem sempre uma cor secundária como complementar. A cor complementar do azul (cor primária) é o laranja (cor secundária). Isso pode ser útil na pintura de sombras e na relação frente e fundo.

O círculo cromático, tradicionalmente é representado como o próprio nome indica, por um círculo com 12 cores: três primárias, três secundárias (formadas pela mistura das primarias) e seis terciárias, criadas pelas misturas das primárias com as secundárias.
No âmbito artístico, normalmente são utilizadas como cores primarias o amarelo, azul e vermelho, com as cores secundárias, laranja, violeta e verde, resultantes da mistura das cores primarias.

Explicação de forma simples:
Amarelo misturado com azul em partes iguais dão como resultado o verde;
Azul misturado com vermelho em partes iguais dão como resultado o violeta;
Vermelho misturado com amarelo em partes iguais dão como resultado o laranja;

A partir destas cores, muitas outras são criadas, por adição do negro para formar as sombras o cores escuras e por adição de branco para formar as luzes, cores claras ou cores pastel.
A teoria das cores diz que por meio de cores básicas, ou primárias, qualquer cor pode ser formada. Essas cores são vermelho, verde e azul para cor luz (RGB) e vermelho (magenta), amarelo e azul(ciano) para cor pigmento (CMY).

CMYK/RGB
As quatro letras CMYK são as mais importantes no mundo do design gráfico. Essas letras representam o sistema de impressão actual e todos os designers devem saber o que significa.
CMYK é a abreviatura do sistema de cores formado por Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto ("K"ey- do inglês=chave, pois é a base).
O padrão CMYK é o melhor e mais usado para impressão, enquanto que monitores e televisões usam o padrão RGB (Vermelho (Red), Verde (Green) e Azul (Blue)), onde são usadas apenas três cores. Como o CMYK que se usa na indústria gráfica é baseado na mistura de tintas sobre o papel e o CMYK usado nos sistemas de computador não passa de uma variação do RGB, nem todas as cores vistas no monitor podem ser conseguidas na impressão, uma vez que o espectro de cores CMYK (gráfico) é significativamente menor que o RGB. Alguns programas gráficos incorporam filtros que tentam mostrar no monitor a imagem como será impressa.
Além do CMYK e do RGB, existem outros padrões de cores, como o Pantone, onde em lugar de um certo número de cores primárias que são combinadas para gerar as demais, tem-se um conjunto maior de tintas especiais, que misturadas entre si, produzem na impressão uma gama de cores consistente com o que é visto em um mostruário.


Pantone
Pantone é um sistema de cores prontas, em muitos casos, apenas com a mistura das quatro cores básicas (CMYK) não conseguimos obter a tonalidade que desejamos. Pois, o CMYK tem uma limitação para representar todas as cores que o olho humano consegue enxergar.
Com o Pantone você escolhe a cor exata que você irá trabalhar, como por exemplo, um vermelho especial que faz parte da identidade visual do seu cliente. Este processo é ideal para evitar variações de cores na impressão.
Existem vários Pantones entre eles os metalizados, que o CMYK não consegue reproduzir com exatidão. Aquele dourado ou prateado que você já deve ter visto em alguma capa de livro.

Para facilitar podemos generalizar :
Projecção de luz: RGB
Impressão/tinta: CMYK
tinta, impressão: Pantone
Simbologia das cores
Na criação de logótipos a escolha das cores pode ser tão importante como a escolha de símbolos ou fontes a utilizar. Para reforçar mais os valores e mensagens que pretendemos passar deveremos perceber o significado/simbologia de cada uma das cores.

Preto: poder, autoridade, estabilidade, distinção, coragem e força.
Branco: pureza, limpeza, neutralidade, veracidade, paz, contemporaneidade e elegância.
Vermelho: atenção, energia/vitalidade, movimento e emoção/paixão, mas também agressividade.
Verde: crescimento, natureza, dinheiro, boa sorte, tranquilidade, generosidade e fertilidade.
Amarelo: positividade, felicidade e optimismo, mas também apatia.
Laranja: diversão, alegria, jovialidade, energia, ambição e exuberância.
Rosa: feminilidade, inocência, saúde.
Roxo: realeza, riqueza, espiritualidade, mistério, prosperidade e sofisticação.
Castanho: maturidade, utilidade, mundanidade.
Cinza: sobriedade, autoridade, pragmatismo e empreendedorismo.
Blue: evoca calma, firmeza, autoridade, dignidade, segurança e fidelidade. É uma cor muitas vezes associada à confiança e à amizade, à sabedoria e à paz.

Bibiografia:
http://www.triplicecor.com.br/corantes/pigmentos/circulo-cromatico/
http://pt.wikipedia.org/wiki/CMYK
http://www.cianocomunicacao.com.br/diferencas-entre-cmyk-rgb-e-pantone/
http://olhandoacor.web.simplesnet.pt/
http://www.prof2000.pt/users/hjco/luz_cor2/pag0003.htm